免费咨询热线:400-123-XXXX
O Pioneiro em Indústria 4.0
    
    
the creation world
全球最大的工程机械
   
Como o agente ativo melhora o desempenho de soldagem TIG para aço inoxidável?
Source: | Por Laboratório UNIQUE | Published time :2019-10-20 | 417 times view | Share:
o agente ativo pode afetar as formas de arco elétrico na soldagem TIG, concentrar a energia térmica, então aumenta a profundidade das poças de fusão, assim que pode obter as melhores propriedades mecânicas de solda
Geralmente quando há o agente ativo como as pastas de solda envolvido em soldagem TIG, chamamos este processo de soldagem A-TIG. O agente ativo pode nos ajudar a melhorar os resultados da soldagem TIG.  Mas estamos curioso sobre em quais aspectos que ele pode nos ajudar, aqui, o laboratório UNIQUE faz um experimento para descobri-los.
Realizamos este experimento com a máquina de solda de TIG PowerTIG 315A fazendo solda de uma placa de aço inoxidável de 200x50x6mm que é devidamente limpo antes do experimento.

Nós fazemos solda desta placa de aço inoxidável com a corrente em 175A, tensão em 14V, e a velocidade fluinda de gás argônio em 15L / min, o diâmetro de tungstênio usado está 3,2 mm. Vamos adotar a câmera de alta velocidade para gravar o processo de soldagem e o microscópio 3DVISION para medir as poças de fusão.

De acordo com Figura 1, as formas das colunas de arco elétrico de soldagem TIG com ou sem agente ativo, a largura média das colunas de arco elétrico de soldagem TIG  sem agente ativo é 4,97 mm, e a com agente ativo é 4,12 mm, assim pelo agente ativo, a largura média das colunas de arco elétrico de soldagem TIG pode ser reduzida em 17,1%

  As formas das colunas de arco eletrico de soldagem TIG com ou sem o agente ativo
Figura 1: As formas das colunas de arco elétrico de soldagem TIG com ou sem o agente ativo

Quando observamos o interior do arco elétrico como Figura 2, poderiamos ver que a mancha de arco elétrico, onde concentrar a principal energia térmica, o seu comprimento varia de 9.92mm a 8,22mm, e a largura de arco  elétrico varia de 4.75mm a 4.35mm(Ver em Figura 3), a mancha de arco elétrico está diminuindo aparentemente.

a mancha de arco elétrico de soldagem TIG com ou sem o agente ativo
Figura 2: a mancha de arco elétrico de soldagem TIG com ou sem o agente ativo

 As dimensões da mancha de arco elétrico de soldagem TIG com ou sem o agente ativo
Figura 3: As dimensões da mancha de arco elétrico de soldagem TIG com ou sem o agente ativo

o agente ativo também tem a influência em poça de fusão, de acordo com Figura 4 e 5, pode diminuir a largura da poça de fusão de 7,37 mm a 6,75 mm e aumentar drasticamente a profundidade da poça de fusão de 1,71 mm a 4,75 mm.

A seção cruzada das poças de fusão com ou sem o agente ativo
Figura 4: A seção cruzada das poças de fusão com ou sem o agente ativo

As dimensões das poças de fusão com ou sem o agente ativo

Figura 5: As dimensões das poças de fusão com ou sem o agente ativo

Assim com a ajuda do agente ativo em soldagem TIG, que pode diminuir as dimensões das colunas e manchas de arco elétrico, também as poças de fusão, siginifa que pode restringir as zonas afetadas por calor, quando aumentar a profundidade das poças de fusão. Por este jeito, poderia obter as melhores propriedades mecânicas de solda