免费咨询热线:400-123-XXXX
O Pioneiro em Indústria 4.0
    
    
the creation world
全球最大的工程机械
   
Soldar na indústria 4.0
Source: | Por Especialista de automação David Clond | Published time :2019-02-22 | 400 times view | Share:
No industria 4.0, com a tecnologia moderna de monitoramento de solda , um fabricante pequeno poderia aproveitar este chance para competitir com os competitores grandes na sua linha.
Ele poderia aumentar a taxa de produção para manter o trabalho mais lucrativo na sua loja, reduzir as perdas possíveis quando o problema de quanlidade acontece, e aprofundar o produção colaborativa com seus parceiros.


O que a tecnologia moderna de monitoramento de solda pode fazer para a pequena operação de soldagem?
Quando fez uma pesquisa para perguntar "Você sabe o que é o Industry 4.0 e o que isso pode significar para o seu negócio?", 78 por cento dos fabricantes entrevistados relataram "não". Não muitos parecem perceber que estão no meio de uma nova revolução industrial—pelo menos de acordo com os especialistas do setor que tendem a inventar essas frases
O que o fabricante comum sabe é que seus serviços de soldagem devem ser consistentemente de primeira linha. Isso mantém a loja nas boas graças de seus clientes e ajuda a aumentar sua reputação dentro da comunidade de fabricação de metal.

O que o fabricante comum pode não perceber é que o Industry 4.0—o surgimento de mais automação e troca de dados entre máquinas na área de fabricação—pode ajudar as operações de soldagem de todos os tamanhos a atender às expectativas até mesmo dos clientes mais exigentes. Neste mundo interconectado, uma pequena loja pode ser tão confiável e responsiva quanto seus maiores concorrentes de soldagem.

Como isso acontece
A interconexão entre os equipamentos de solda, software e tomadores de decisão de fabricação torna isso possível. Dados extraídos do processo de soldagem garantem que as decisões tomadas sejam baseadas nas informações mais recentes disponíveis.

Mas isso não acontece com a introdução de um roteador sem fio e o download de alguns programas gratuitos.Ele envolve equipamentos inteligentes, robôs, sistemas de coleta e armazenamento de dados especialmente configurados e software de monitoramento de solda capaz de fornecer informações a várias plataformas, seja uma tela de smartphone ou as mais profissionais no escritório de engenharia. O software precisa ser flexível o suficiente para permitir que o fabricante selecione quais dados são rastreados para evitar sobrecarga de informações. Tudo isso é integrado para fornecer uma imagem completa de todo o processo de soldagem.

O que o software rastreia? Tudo o que faz parte da especificação do procedimento de soldagem (WPS) - as características essenciais da junta que fazem ou quebram uma solda. Ele rastreia itens como a velocidade de alimentação do arame, amps, volts, duração da solda e entrada de calor. O software de monitoramento monitora continuamente o processo de soldagem e registra os parâmetros de soldagem prescritos à medida que a junta é criada para cada trabalho em cada turno - pelo menos por um período de tempo designado.

O árbitro final da qualidade da solda não é mais apenas o olho do soldador ou engenheiro de solda que supervisiona o processo. Agora, um fabricante tem os dados do feedback para confirmar ou rejeitar uma junta, e não apenas o polegar para cima de um experiente especialista em soldagem que gosta da aparência e sensação da junta. Esse feedback é a garantia de que a solda está de acordo com o WPS estabelecido.

Esta configuração interconectada não se limita apenas a grandes operações de soldagem com centenas de equipamentos de solda. Uma loja com apenas 10 equipamentos de solda pode usar esse sistema e esperar ver a melhoria  de eficiência de produção - e talvez redução de custos - no curto prazo.

Mas o especialista de automação Bill Vaughan alertou, os fabricantes devem estar vigilantes para se manter no topo dos esforços de qualidade da soldagem. "Errar é humano, para realmente estragar as coisas requer já um computador", disse Vaughan.

Quando a indústria avança em direção a mais automação, os fabricantes podem ser vítimas dessa máxima. Uma pessoa pode cometer um erro, mas requer somente uma negligência para a automação cometer o mesmo erro milhares de vezes seguidas sem perceber.

Por que isso acontece?
Alguns fabricantes já estão lá e outros estão sendo empurrados para esse caminho. Em ambos os casos, o monitoramento de soldagem está se tornando uma parte necessária dos negócios. aqui estão alguns exemplos:

•   Um fabricante está em uma cadeia de suprimentos que qualquer recall de uma peça significativo pode ser um impacto  financeiro substancial para todas as empresas envolvidas. Como resultado, a qualidade de soldagem deve ser de forma consistente. Por exemplo, se a espessura do material de uma peça mudar ligeiramente, a peça poderá passar por estampagem e dobra sem grande problema, mas essa pequena alteração na espessura mudará o raio da dobra e criará problemas de montagem que resultarão em más soldas. Esses problemas geralmente podem ser detectados com monitoramento de solda.

O sistema também precisa manter o controle sobre as velocidades de deslocamento do robô de solda para garantir as taxas de produção e mante o trabalho lucrativo. Se, no futuro, ocorrer um recall, o fabricante poderá compartilhar os dados de produção da solda em questão, o que será útil na tentativa de determinar o escopo do problema.

•    Outros fabricantes podem não ter o luxo de produzir relatórios de verificação de soldagem somente quando forem necessários. Eles podem ter que produzir esses tipos de relatórios para auditorias regularmente agendadas com grandes clientes.

Com o software de monitoramento de soldagem instalado, o fabricante pode produzir os relatórios rapidamente para atender aos requisitos administrativos dos outros parceiros na cadeia de suprimentos. Isso também prova para o cliente que a sua loja pode se preparar para atender a demandas que, de outra forma, poderiam bater os concorrentes que não têm a infraestrutura de TI ou a experiência interna para emitir esses relatórios de verificação de soldagem.

•    O monitoramento do processo de produção em tempo real é outra capacidade de um moderno sistema de monitoramento de solda. Um engenheiro de solda ou um soldador pode examinar informações de produção em tempo real para garantir que elas corresponda ao estabelecido na WPS. Mesmo que a loja não tenha experiência suficiente em soldagem internamente, ela pode contratar um engenheiro de soldagem para oferecer insights para o lançamento de um novo trabalho. Esse tipo de análise pode parecer um exagero, mas pode levar a reduzir um retrabalho se os problemas de qualidade forem detectados durante o mesmo turno e não semanas depois nas instalações do cliente.

•    Uma loja pode usar um sistema de monitoramento para padronizar as configurações das equipamentos de solda, economizando seus tempo e esforço.  Um soldador ou engenheiro de solda pode se sentar em uma mesa na frente de um computador, fazer uma revisão em um trabalho de solda, salvá-lo e depois copiar esses detalhes do trabalho para as outras máquinas - praticamente em uma manhã. A alternativa é ajustar manualmente cada um equipamento de solda pelos painéis de controle da unidade.

Mantenha a segurança em mente
Um fabricante deve ter em mente a segurança ao introduzir esse nível de rede no ambiente de produção.Pode ser ótimo ter acesso irrestrito remotamente—como pode ser o caso se tal sistema de monitoramento de solda é baseado na tecnologia de nuvem—mas quando os sistemas são integrados, o fabricante precisa determinar quem pode  acessar.

É ótimo ter um soldador ou um engenheiro de solda capaz de modificar trabalhos enquanto estiver em outro lugar ou em férias, mas isso também abre o sistema para as partes que podem conseguir se desconectar da conexão remota e acessar os sistemas de TI do fabricante. Por isso, é importante manter a segurança em primeiro plano ao projetar o sistema de monitoramento interno ou baseado em nuvem. Um fabricante quer garantir que as únicas pessoas com acesso aos arquivos e trabalhos de monitoramento sejam aquelas consideradas necessárias para acessar às informações.

A segurança é muito mais do que logins exclusivos de usuários com senhas fortes, firewall, software antivírus e atualizações regulares de software. É um processo de analisar a infraestrutura e desenvolver camadas para protegê-la. Boas práticas de segurança começam durante a aquisição do produto e são concluídas muito depois do descomissionamento.É um tópico digno de seu próprio campo de estudo e não deve ser descartado casualmente, já que as ramificações de práticas negligentes são uma grande responsabilidade para fabricantes de qualquer tamanho.

Considerações iniciais sobre um sistema de monitoramento de solda podem incluir quem tem acesso para visualizar e modificar os dados, mas os maus atores podem usar uma vulnerabilidade desconhecida em um sistema para obter acesso a um sistema completamente diferente dentro de sua organização. Por mais ameaçador que isso possa parecer, os fabricantes não devem evitar novas tecnologias apenas por causa dos medos de segurança. Segurança é outro nome para um campo antigo que remonta a antes dos humanos implementarem o bastão pontudo. Ele precisa ser abordado como um incêndio - uma tecnologia incrível que requer compreensão dos riscos aparentes e mitigá-los. Aqueles que não conhecem os riscos devem perguntar a um mago.

Apenas o começo
Embora os fabricantes possam não saber exatamente o que a Indústria 4.0 significa para eles, eles podem reconhecer oportunidades de eficiência de produção. Sistemas modernos de monitoramento de solda prometem fazer exatamente isso para lojas de qualquer tamanho.

De fato, com a coleta de dados torna-se possível com esse sistema, uma pequena loja de fabricação pode documentar e analisar seus próprios processos de soldagem, como os concorrentes maiores. Ele também pode escalar essas ferramentas de informação à medida que elas crescem com seus clientes atuais ou assume novas.

Para muitos fabricantes de metal, a nova revolução industrial pode começar na sua propria loja.